Reparos

Os reparos realizados aos documentos permitem prolongar a vida dos mesmo, procedendo pequenos reparos (ditos remendos) aos danos causados nos documentos e/ou encadernações.

Os reparos são "aplicados" aquando de materiais que apresentam as seguintes características:

  • Rasgos nas folhas ou capas;
  • Perda de suporte das folhas ou capas;
  • Lombada rasgada ou danificada;
  • Capa separada do corpo do livro;
  • Guarda separada do corpo do livro;
  • Folhas sobredas, vincadas que necessitem reforços para evitar rasgos;
  • Capas com extremidades dobradas;
  • Inserção de páginas.

Ocorre quando do reparo nas rupturas das páginas ou da capa, reencolagem das encadernações ou folhas soltas. Os reparos poderão ser realizados com o recurso ao uso de papel adequado (papel japonês ou outro alcalino - face ao alto teor de fibras e baixas gramaturas), fitas adesivas, livres de componentes ácidos e cola metilcelulose de forma a impedir rasgos maiores, ou até mesmo perdas de partes do texto. Contudo, tais recursos não deverão ser aplicados em publicações muito danificadas ou deteriorados. Para tal, os documentos em tal estado deverão receber tratamento mais específico e adequado, como a restauração.

Desta forma, estes reparos pequenos destinam-se à execução de procedimentos simples, como remendos ou enxertos, que sejam necessários ao resgate estrutural das partes que compõem uma obra encadernada, com a finalidade de manter o acervo em uso e em circulação.

Nota: Antes de se começar o trabalho de reparação da obra/documento deve-se saber como é que ele é formado. Geralmente, é constituído por cadernos separados e nalguns casos são formados por páginas coladas juntas uma-a-uma [por meio de folhas soltas]

Materiais para pequenos reparos
Serão adoptados procedimentos e materiais que respeitem o princípio da reversibilidade:

  • Cola Methil Celulose, solúvel em água;
  • Fitas adesivas - livres de componentes ácidos e reversíveis [Neschem ou Lineco];
  • Papéis japoneses, apropriados para reparos, pelo seu alto teor de fibras e baixas gramaturas.

Curiosidades: Remoção de fitas adesivas | Conserto de folhas | Costura

Os fragmentos são partes integrantes dos documentos que se desprendem. Estes tem importância vital para a obra, quando possuem dados integrantes do texto, ou partes da encadernação original.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License