Dicas de Consevação Preventiva de documentos em suporte papel

As dicas abaixo enumeradas são referentes ao contacto directo com o material. Embora os seguintes não possam parecer excessivos, contribuem para prolongar a vida dos materiais de um acervo e ajudam a mantê-los em boas condições. Desta forma, eis algumas dicas de Conservação Preventiva de documentos em Papel:

  1. Não retirar os livros da estante pela borda superior da lombada. O ideal é segurá-la com firmeza pelo meio.
manuseiocorrectotf2.png
manuseioincorrectoio9.jpg
  1. Não colocar os livros "apertados" na estante. A forma correcta é manter os volumes nas estantes com folga entre eles, ou seja, não superlotar as estantes para qe não embloquem e fique mais fácil a retirada e a circulação de ar entre as obras.
  2. Não deixar o livro aberto voltado para baixo
  3. Evite fazer anotações em livros e documentos. Caso seja necessário, use lápis sem frazer pressão no papel, nunca utilize caneta.
  4. Nunca faça ou permita que façam "orelhas" para marcar as páginas de um livro, revista ou qualquer tipo de publicação. Esta dobra provoca o rompimento das fibras do papel que, com o tempo, torna-se uma ruptura.
fazerorelhassw6.jpg
  1. Não deve usar Clips para marcar páginas pois, deixam marcas irreversíveis nos documentos.
  2. Nunca use fitas adesivas para consertar/reparar páginas.
  3. Manuseie as páginas com cuidado, sempre folheando pela borda superior da folha.
  4. Não deve folhear as páginas com os dedos humedecidos em saliva. Além de atrair insector para o documento, ao fazer, estará a ingerir os agentes nocivos que estejam presentes no documento.
  5. Não apoie os cotovelos sobre os livros. A pressão feita nas folhas irá danificá-las.
  6. Nunca se alimente em salas de leitura ou acervo. Um invisível resto de alimento pode atrair insector e até roedores nocivos ao papel, que podem causar danos irreparáveis aos documentos.
nocomerpertodosdocsmd4.jpg
  1. Não fumar nas áreas de acervo. A fumaça entra em reacção com o papel acelerando o processo de envelhecimento.
  2. Coloque sempre os livros grandes na posição horizontal nas estantes. [Mapas, plantas ou documentos de grande tamanho não devem ser guardados dobrados ou em pequenas gavetas.]
  3. Não utilizar fita adesiva devido ao resíduos ácidos resultantes da composição química das fitas, o que provoca manchas nos livros.
  4. Manusear os livros sempre com as as mãos limpas, a gordura e o suor provocam manchas;
  5. Evitar a luz directa do Sol sobre os documentos.
  6. Não encostar as estantes em paredes húmidas.
  7. Utilizar transporte adequado para os livros. O ideal será usar os carrinhos adequados e construídos com essa finalidade.
  8. Os armários e estantes devem ficar afastados da parede 7cm e 10 a 15cm do chão.
Como o material básico de um acervo, arquivo e biblioteca é o papel e como a sua fragilidade vai-se salientando à medida que o tempo passa. Quanto mais moderno o papel for, menos vida útil apresentará em função das substâncias químicas que lhe estão intrinsecamente adjacentes. Por isso, se forem observados os cuidados acima discriminados, permitirá auxiliar a durabilidade do documento para que este se prolongue ao longo de mais tempo.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License