Costura

O "método costurado" une as folhas pela lombada com um fio, obedecendo a sequência de paginação da obra, pode ser feita com o auxílio de um costurador.

De acordo com XXXXXXXXXXXXXXXXXXX para se proceder à costura, esta pode ser por livros de folhas soltas ou por cadernos. Para tal, deverá proceder-se da seguinte forma:

  • Material necessário
    • Agulha n.º 2/0;
    • Linha Urso n.º 0 e 1;
    • Tesoura;
    • Martelo;
    • Estilete;
    • Furadeira;
    • Lápis;
    • Prensa;
    • Pincel;
    • Cola PVA + CMC.
  • Procedimento: aplicável a livros por cadernos
    • Não se deve usar os mesmos furos da antiga costura, pra evitar que a mesma fique solta;
    • Unir todos os cadernos cuidadosamente de forma a que eles estejam dispostos segundo uma ordem numérica crescente;
    • Colocar na prensa para acomodar o lombo antes da costura;
    • Multiplicar o comprimento da linha a ser usado num caderno pleo número de cadernos existentes. Este sistema resultará o comprimento total de linha a ser utilizado na costura de todos os cadernso e evitará o uso de nós;
    • Assinalar com um lápis sobre a lombada do livro os pontos para marcar a costura. Geralmente a lombada deve ser dividida em seis partes iguais (ou sempre número par);
    • Iniciar a costura pelo último caderno. Segurar o caderno aberto com a mão esquerda. com a direita segurar a agulha (no caso de destra);
    • Costurar pelo lado direito, de fora para dentro;
    • O último caderno deve ser amarrado ao penúltimo por um nó duplo, para que a costura não se solte e assim sucessivamente.
  • Procedimento: aplicável a livros com caderno único
    • Marcar com lápis a divisão da costura (sempre com números ímpares);
    • Colocar a agulha de fora para dentro no meio do caderno;
    • Colocar a agulha na marca seguinte de dentro para fora;
    • Colocar a agulha na última marca de fora para dentro;
    • Colocar a agulha outravez no meio do cadernoo de dentro para fora;
    • Dar um nó nas pontas da linha. Cortar as pontas cerca de 1cm do livro.