Acondicionamento

De acordo com Cassares (2000), o acondicionamento visa a protecção dos documentos que não se encontram em boas condições bem como, protecção daqueles que já se encontram tratados e recuperados, facultando um armazenamento de forma segura.

Para tal, o acondicionamento deve ser confeccionado com material de qualidade arquivística (uma vez que esse material estabelece um contacto directo com os documentos) e, necessita de ser projectado apropriadamente para o fim a que se destina.

Por norma, os materiais de acondicionamento considerados como principais e mais utilizados são:

  • Papéis e cartões neutros ou alcalinos de variadas gramaturas;
  • Papelões de diversas gramaturas;
  • Filmes de poliester;
  • Fita adesiva dupla neutra;
  • Tiras ou cadarços de algodão;
  • Tubos de PVC;
  • Tecido de linho.

Os acondicionamentos mais usados em acervos são: caixas, envelopes e pastas.

Os poliésters são utilizados na guarda de documentos planos (cartazes), contudo face a determinadas condições específicas, o seu uso deve ser restrito. O poliéster é um material extremamente útil dada a sua transparência, estabilidade e resistência.

No caso dos livros em mau estado de conservação, estes podem ser protegidos, conforme o caso, em caixas ou envoltos em papéis ou ainda em bolsas de poliéster. Cada situação requer e exige uma análise e depende directamente do estado do documento. [Cada caso é um caso]

Indo de encontro ao estado de conservação e da natureza do suporte, há determinados documentos que podem ser acondicionados entre papéis, envelopes, folders, poliéster e caixas.

Na definição do tipo de acondicionamento a auferir sobre determinado documento, deve-se avaliar e ter em conta a natureza do documento, o tipo de suporte, o estado de conservação, as condições de uso, manuseio e o armazenamento ao qual deve ser submetido para, então, posteriormente se definir o acondicionamento.

Todo o acondicionamento deve ser planeado com muito critério e de forma minuciosa. Não se trata somente numa embalegem do documento. Constitui uma parte importante do processo de conservação e preservação dos acervos.

Exemplo de acondicionamento correcto em caixas

caixaparapreservaoeconsez1.jpg
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License